Geral

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Estudantes do Ifro doam mechas de cabelos ao hospital do câncer em Cacoal

Mechas serão destinadas a confecção de perucas para mulheres que lutam contra o câncer. Iniciativa foi desenvolvida por uma turma do 3º ano do ensino médio.

COMPARTILHE

 

Mechas foram arrecadadas através de projeto desenvolvido por estudantes (Foto: Rogério Aderbal/G1)

 

Estudantes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) doaram, na última quinta-feira (23), mechas de cabelo ao Hospital São Daniel Comboni em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. As mechas foram recolhidas pelos próprios estudantes e serão destinadas para confecção de perucas para mulheres que lutam contra o câncer.

 

 


O projeto 'Fios de Solidariedade' foi criado e desenvolvido por uma turma do 3º ano do ensino médio, na disciplina de filosofia, ética profissional e cidadania do Ifro campus Cacoal. "Para contribuir com o tema, a gente pensou em criar um projeto de uma ação social, onde os estudantes pudessem se envolver com as ações. A ideia é que o projeto fosse elaborado e desenvolvido por eles mesmos”, revela o professor Clodoaldo Reis.

 

 

 


O professor explica que a turma foi dividida em três grupos, sendo que cada equipe montou o próprio projeto. Depois de pouco mais de dois meses de ação, os oito estudantes responsáveis pelo 'Fios de Solidariedade' arrecadaram 56 mechas de cabelo que foram doados ao hospital.

 

 


"No começo, era um projeto de ensino, mas, a pedido deles, virou um projeto de extensão para a atender a comunidade local. O que mais me satisfez no projeto foi perceber que os alunos saíram na comunidade, incentivaram muitas pessoas e no final ainda conseguiram um número bastante significativa de doações de mechas", destaca o educador.

 

 

 

Para a assistente social do Hospital São Daniel Comboni, Patrícia Lira, a iniciativa é louvável e de grande importância para a melhora da qualidade de vida das mulheres em tratamento.

 

 


"As pacientes vão agradecer muito, porque trabalha na melhoria da autoestima delas. Além dessas iniciativas, estamos de portas abertas para a receber doações de cabelo de qualquer pessoa que tiver interesse em colaborar em qualquer data do ano", conta.

 

 


Regis Marlon da Silva, de 16 anos, é um dos estudantes que participaram da iniciativa. Para ele, a experiência familiar de superação à doença foi o que lhe deu mais forças para encarar o projeto.

 

 


"O cabelo é uma coisa que influência muito na autoestima da mulher, por isso, a grande relevância deste ato. Eu mesmo já tive essa realidade em minha família, minha avó passou por esse tratamento há cerca de 5 anos, perdeu o cabelo e conseguiu uma peruca. A gente lembra da felicidade que ela teve quando conseguiu. Portanto, a felicidade do próximo é muito importante e gratificante. É muito satisfatório você fazer uma coisa e obter esse resultado”, apontou o estudante.

 

 

 


O Hospital São Daniel Comboni é referência em Rondônia no tratamento contra o câncer. Atualmente, cerca de 700 pacientes faz tratamento na unidade. As mechas serão destinadas para Ji-Paraná (RO), onde será feita a confecção das perucas.

Fonte: Por Rogério Aderbal, G1 Cacoal e Zona da Mata
VERSÃO IMPRESSA

EDIÇÃO 0153

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Onça mata homem e restos são encontrados em acampamento. Assista ao vídeo

1575 visualizações

Cobra engole galinha e morador grava vídeo do descaso de JACI-PARANÁ

313 visualizações

ROLIM DE MOURA: Camionete F1000 atropela casal em motocicleta deixando marido morto e esposa ferida

212 visualizações

Em 4 dias, Dora se torna a cacolaense mais conhecida de todos os tempos!!!

447 visualizações

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO EM ENCHENTE CENAS FORTES

293 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM