Saúde

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Casos de conjuntivite aumentam com estiagem em Rondônia, diz oftalmologista

Acordar com olho grudado, coceira, sensação de corpo estranho e lacrimejamento são alguns dos sintomas de quem está com conjuntivite. Alérgica, bacteriana e viral são os três tipos da inflamação no olho.

COMPARTILHE

 

Conjuntivite alérgica, viral e bacteriana são os tipo da inflamação que mais atinge as pessoas no tempo de estiagem em RO (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

 

 

 

O número de pessoas com conjuntivite, inflamação da mucosa que reveste o globo ocular, aumentam durante a época de estiagem quando o clima está mais seco em Rondônia, segundo a oftalmologista Renata Velloso. A médica relata que neste perído, a cada cinco atendimentos realizados, três são diagnosticados com um dos três tipos da inflação que são: conjuntivite alérgica, viral e bacteriana.

 

 

Analista de sistema na época de estiagem diz que vai ao consultório para pegar receita de medicamento anti-alérgico (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Analista de sistema na época de estiagem diz que vai ao consultório para pegar receita de medicamento anti-alérgico (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

 

 

O analista de sistema Pablo de Souza, de 27 anos, conta que assim que a coceira nos olhos começa ele procura o atendimento em um consultório oftalmológico para o tratamento. "Todo ano venho com a médica para que ela passe, além dos exames de rotina, a receita do colírio certinho, para evitar coçar. Ela já me explicou que coceira é um crime para o olho", fala.

 

 


A oftalmologista Renata Velloso conta que durante o período de seca os pacientes aumentam. "Na época de seca a gente atende pelo menos de 3 a 5 pacientes com conjuntivite alérgica ou viral. Esse período de seca no nosso estado e que se tem muitas queimadas as pessoas acabam tendo mais inflamações nos olhos", conta.

 

 


A partir dos sintomas é possível identificar qual o tipo de inflamação acomete o pacinete, diz a médica. "A pessoa que está com a conjuntivite alérgica sente muita conceira nos olhos. A pelizinha branca que recobre o olho fica inchada. Já a viral ou bacteriana dá a sensação de corpo estranho, parece que o olho está cheios de grânulos e também é comum no olho muita secreção e o paciente pode acordar com o olho grudado, com ardência e sensibilidade a luz", diz.

 

 

Oftalmologista explica que a conjuntivite alérgica causa  conceira nos olhos e que a ' pelizinha branca' que recobre o olho fica inchada  (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Oftalmologista explica que a conjuntivite alérgica causa conceira nos olhos e que a ' pelizinha branca' que recobre o olho fica inchada (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

 

 


Para o tratamento da conjuntivite alérgica é preciso que o paciente se afasta do agente alérgeno ou inicie a aplicação do anti-alérgico em forma do colírio. "A conjuntivite alérgica não vai melhorar com qualquer colírio, porque os mais comuns ressecam os olhos e causam uma dependência. A conjuntivite alérgica tem que ser tratada com anti-alérgico, pois o olho não não vai parar de coçar e nem desinchar se não entrar com um anti-alérgico adequado", esclarece.

 

 

 


O soro fisiológico pode ajudar no tratamento da conjuntivite viral, mas se não houver melhora é necessário que a pessoa busque ajuda de um profissional.

 

 


"Se for uma conjuntivive viral e estiver bem leve, pode ser tratada apenas lavando os olhos com soro fisiológico. Se depois de dois ou três dias não houver melhora, aí tem que ir ao oftalmologista para tratar, pois as vezes há uma conjuntivite bacteriana associada e pode causar riscos à visão. Em caso de dúvidas, sempre deve-se consultar um oftalmologista para um melhor diagnóstico", conta.

 

Tratamento indevido da conjutivite pode causar riscos e até perfurar a córnea, diz oftalmologista (Foto: Divulgação)

Tratamento indevido da conjutivite pode causar riscos e até perfurar a córnea, diz oftalmologista (Foto: Divulgação)
 

Fonte: Do G1/RO

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Menina motivou fila para doação de medula e fará transplante com pai 50% compatível

49 visualizações

POLÍCIA É CHAMADA PORQUE MULHER NÃO LARGAVA O PÉ DO MARIDO. VEJA O VÍDEO!

602 visualizações

Tata Bonela - Saudade do meu ex - Marília Mendonça Cover

46 visualizações

Homem flagra traição da esposa e vídeo viraliza

696 visualizações

Professora mandava ‘nudes’ e exigia sexo para aumentar notas de alunos - VÍDEO

3112 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM