Tecnologia

terça-feira, 19 de setembro de 2017

MUNDO: Versão hackeada do CCleaner foi baixada por mais de 2 milhões de usuários

Código malicioso foi adicionado ao aplicativo de manutenção. Expectativa de hackers era usar sequestrador de dados e gravador de digitação.

COMPARTILHE

 

 

O CCleaner, popular programa de otimização de PCs com Windows, foi alvo de um ataque hacker. Comprado recentemente pela Avast, o software é conhecido por remover lixo eletrônico para acelerar o computador e foi baixado mais de 2 bilhões de vezes só em 2016.

 

 

 

Segundo especialistas do grupo Talos, vinculado à empresa de infraestrutura de rede Cisco, uma versão modificada do CCleaner foi baixada por mais de 2,2 milhões ao longo de um mês. O software contém um código malicioso capaz de baixar automaticamente ransomwares (sequestrador de dados) e keyloggers (gravador de digitação).

 

 


A Avast e a empresa desenvolvedora do CCleaner, a Piriform Ltd., estão cientes do problema e já disponibilizaram uma nova versão sem infecção para download. Por enquanto, investigações indicam que, apesar do software afetado ter sido baixado milhões de vezes, não houve roubo de dados bancários ou arquivos sigilosos das vítimas.

 

 


Infecção

 


Segundo um relatório da Talos, pertencente à Cisco, uma versão do CCleaner disponível para download entre os dias 15 de agosto e 12 de setembro trazia um exploit embutido secretamente por hackers no instalador oficial. Ainda não se sabe como o código foi inserido no programa e como passou despercebido por Avast, Piriform e até pela Symantec, empresa que emitiu o certificado de segurança da versão 5.3.3 do aplicativo. O malware afetou os programas CCleaner 5.33.6162 e CCleaner Cloud 1.07.3191.

 

 

 


Os especialistas identificaram o pacote de instalação comprometido e, desde então, um novo instalador foi disponibilizado para download. A ameaça encontrada escondia gatilhos para ransomwares e keyloggers, cuja infecção poderia ser acionada à distância por hackers a qualquer momento. Acredita-se que o golpe tenha sido descoberto antes do ataque principal, que envolveria o sequestro de arquivos do computador para pedido de resgate, assim como roubo de senhas e dados bancários das vítimas.

 

 

 


Mesmo sem ter sido ativado por completo, o código embutido no CCleaner vazou conteúdo preliminar para os hackers. Nome do computador, lista de programas instalados e processos em execução, além de endereços MAC de até três adaptadores de rede da máquina foram alguns dos dados enviados para os criminosos. Segundo a Avast, porém, essas informações são criptografadas e não podem ser lidas pelos interceptadores.

 

 


Como se proteger

 


Se você tem o CCleaner instalado, a recomendação é remover o programa do computador ou atualizá-lo imediatamente. Para fazer o update e ficar protegido, visite a página do CCleaner no TechTudo Downloads e baixe a versão mais recente do instalador. Segundo Avast e Piriform, o instalador disponibilizado atualmente está livre de infecções.
 

Fonte: Por Paulo Alves, para o TechTudo

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Delegacia especializada no atendimento à mulher tem nova delegada em Rolim de Moura

68 visualizações

Professora ameaça criança em creche: `Vou furar sua cabeça`

190 visualizações

Homem é esfaqueado e pede ajuda em frente a igreja na zona sul de Porto Velho

169 visualizações

VÍDEO: Bandidos arrombam parede de agência do Banco do Brasil de Nova Brasilândia e furtam armas

313 visualizações

Parto é realizado dentro da viatura do Corpo de Bombeiro no Bairro Cidade Alta em Rolim de Moura

237 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM