Polícia

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PIMENTA BUENO: Dois ex-vereadores de Pimenta Bueno, RO, são presos por coagir testemunhas para mudar depoimento em processo

Ex- parlamentares tiveram mandatos cassados após serem presos na Operação Higia, em agosto de 2013. Operação investigava envolvimento dos suspeitos em fraudes em obra pública.

COMPARTILHE

 

 

Os ex-vereadores Celso de Souza Bueno e Rodnei Lopes Pedroso foram presos na quinta-feira (10), em Pimenta Bueno (RO), a 520 quilômetros de Porto Velho.

 

 

 

De acordo com a Polícia Civil, as prisões foram requeridas pelo Ministério Público (MP-RO) e atendida pela Justiça, devido a suspeita de coagir e oferer vantagem financeira a uma testemunha para que a mesma mudasse o depoimento prestado em um processo em que os dois são investigados.

 

 


Os ex- parlamentares tiveram os mandatos cassados após serem presos na Operação Higia, deflagrada em agosto de 2013. A operação investigava fraudes na obra do Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta. Na época, foram presos quatro vereadores, o ex- secretário de planejamento da prefeitura e um funcionário de uma construtora.

 

 

 


Ao G1, o delegado Juarez Lourenço revelou que prisões preventivas dos dois ex-vereadores foram requeridas pelo MP-RO, após uma testemunha relatar que os suspeitos estavam o coagindo para que mudasse o depoimento prestado por ela no processo que apura o envolvimento dos investigados em um esquema de fraudes na obra do Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta, descoberto pela Operação Higia.

 

 

 

"Eles queriam que um novo depoimento fosse prestado em juízo, diferente do que foi colhido na fase policial", conta o delegado.

 

 


Conforme Juarez, os dois ex-vereadores ofereceram vantagem financeira à testemunha para que ela mudasse o depoimento. "Ou seja, quando o juiz for colher as provas para dar sequência no processo, os investigados queriam que a testemunha prestasse um depoimento diferente do primeiro. Claro que isso precisa ser provado pelo órgão acusador, o MP-RO", aponta.

 

 


A Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito policial e remeter ao MP-RO. "Vamos coletar as provas para esclarecer os fatos", revela.

 

 


Rodnei Pedroso e Celso Bueno, que atualmente é assessor parlamentar de um deputado estadual, foram encaminhados para o presídio de Pimenta Bueno, onde permanecem presos.

 

 


Ao G1, o advogado Daniel de Brito Ribeiro, que defende Celso Bueno, disse que seu cliente nega a acusação e irá provar que a testemunha está mentindo. “A testemunha é pessoa sem credibilidade nenhuma, e as provas vão mostrar que a acusação dela não tem fundamento”, esclarece. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Rodnei Pedroso.

 


Operação Higia

 


A Operação Higia, deflagrada pela Polícia Civil em agosto de 2013, apurou várias irregularidades no contrato de prestação de serviço da obra do Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta, iniciada em 2011.

 

 

 

Na ocasião, quatro vereadores, o ex-secretário de planejamento do município e um funcionário de uma construtora foram presos e soltos dias depois.

 

Ex-parlamentar Rodnei Lopes Pedroso foi cassado em 2013 e preso nesta quinta, 10  (Foto: Diário do Dado/Reprodução)

Fonte: Do G1/RO

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Professora mandava ‘nudes’ e exigia sexo para aumentar notas de alunos - VÍDEO

2770 visualizações

PORTO VELHO: Jacaré é flagrado ‘passeando’ no espaço alternativo

82 visualizações

Bebê nasce dentro de viatura do corpo de bombeiros - VEJA VÍDEO

267 visualizações

Vídeo de jovem fugindo de bandidos viraliza na internet veja

124 visualizações

Jacaré de 5 Metros é filmado nas Cachoeiras de Machadinho do Oeste do Oeste

129 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM