Mundo

sábado, 24 de junho de 2017

MUNDO: Deslizamento deixa mortos e desaparecidos na China

Montanha ruiu e atingiu mais de 40 casas na província de Sichuan.

COMPARTILHE

 

 

Um deslizamento de terra ocorrido neste sábado (24), na província de Sichuan, no sudoeste da China, provocou o desabamento de dezenas de casas e matou ao menos cinco pessoas, de acordo com autoridades citadas pela agência France Presse. O número de desaparecidos está estimado em 120.

 

 


A agência estatal "Xinhua" divulgou inicialmente que haviam 141 pessoas soterradas, mas o número foi reduzido em seguida. As autoridades do condado de Maoxian comunicaram que o deslizamento aconteceu depois que a parte alta de uma montanha caiu sobre a aldeia de Xinmo, por volta das 6h (hora local).

 

 


Pelo menos 46 casas ficaram soterradas, enquanto dois quilômetros do curso de um rio e 1.600 metros de uma estrada ficaram interditados pelas rochas. Segundo o porta-voz do governo de Sichuan, Tang Limin, uma equipe de resgate com mais de 300 pessoas seguiu para o local com retroescavadeiras.

 

 


Imagens divulgadas pela televisão oficial "CCTV" mostram diversos soldados levantando pesadas pedras e a várias retroescavadeiras trabalhando na região onde estavam as pessoas que ficaram soterradas.

 

 


Um casal e seu bebê de um mês foram socorridos e levados para um hospital, informaram as autoridades da cidade vizinha de Maoxian. Outro sobrevivente foi localizado e as equipes de resgate trabalhavam para liberá-lo dos escombros.

 

 


Nesta época do ano, são frequentes as chuvas torrenciais na China e é comum que aconteçam inundações, deslizamentos e outras catástrofes provocadas pelos fenômenos climáticos. As operações de resgate devem ser complicadas, já que a chuva não deve parar nas próximas horas, de acordo com a meteorologia.

 

 


Toneladas de rochas


A situação é ainda mais difícil porque as vítimas estão sepultadas sob "várias dezenas de toneladas de rochas", de acordo com o capitão Chen Tiebo, da Polícia Militar do município autônomo tibetano de Aba, região da tragédia. A Xinhua informou o desmoronamento de "parte da montanha" tibetana adjacente no município de Aba.

 

 


O capitão afirmou que as chuvas dos últimos dias provocaram o deslizamento em parte da montanha. "Estamos em uma zona sísmica, não há muita vegetação", explicou Chen à France Presse. As árvores podem contribuir para absorver o excesso de chuva e evitar os deslizamentos.

 

 


"Este é o deslizamento de terra mais importante na região desde o terremoto de Wenchuan", disse Wang Yongbo, coordenador local dos resgates. O presidente chinês Xi Jinping ordenou a "mobilização de todos os esforços possíveis para reduzir o número de mortos e feridos", de acordo com uma declaração divulgada pela CCTV.

 

Equipes de emergência trabalham no local de deslizamento de terra na vila de Xinmo, condado de Maoxian, na província de Sichuan (Foto: Qinghai / Xinhua / via AP Photo)

Fonte: Por France Presse

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Professora ameaça criança em creche: `Vou furar sua cabeça`

163 visualizações

Homem é esfaqueado e pede ajuda em frente a igreja na zona sul de Porto Velho

147 visualizações

VÍDEO: Bandidos arrombam parede de agência do Banco do Brasil de Nova Brasilândia e furtam armas

297 visualizações

Parto é realizado dentro da viatura do Corpo de Bombeiro no Bairro Cidade Alta em Rolim de Moura

218 visualizações

Idoso é socorrido com suspeita de fratura após acidente à caminho da igreja, em Rolim de Moura

173 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM