Artigos

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

CURTAS & CRÔNICAS - Por Fabiano Gomes

COMPARTILHE

 

 

O Trator


Quem pensa que a eleição presidencial nos EUA não nos afeta, a nós, latino-americanos, afeta em muito tanto para positivo quanto negativamente conforme as políticas adotadas pelo futuro governante daquela nação. Donald Trump, republicano de paraquedas, corre o risco de ser eleito o primeiro presidente segregacionista em mais de 100 anos de democracia. Bem, o miolo do pote, é que ele não gosta de pretos, pobres, latinos, mulçumanos - ou seja: Não gosta do resto do mundo! E aí estamos nós brazucas inseridos num contexto bolivariano(ainda) de negócios com o mal falado Mercosul - Um verdadeiro escândalo de bananas. Se o homem não respeita partidários, adversários, imagina aos ainda em fraldas com a economia em incubação... Já vimos alguém assim, arrogante, levar o mundo à guerra.

 


Tragédia...


Diria o Sr. Omar, do seriado "todos odeiam Chris", acerca da maioria dos candidatos a vereadores em Rolim de Moura de um despreparo que passa pela fala de escolaridade e cultura, até o desconhecimento total do que trata a Legislatura, de forma tal que nos leva a meditar: Para que elegemos pessoas assim que consequentemente nos representarão tão mal no exercício do cargo público?

 


Leia


E remédio pra falta de conhecimento é leitura. Em sua maioria, tais candidatos desconhecem a legislação eleitoral, seus direitos e deveres enquanto candidatos e, pior: delegam a assessores jurídicos tais tarefas e os mesmos se revelam inseguros e desarmados para os acidentes de percurso eleitoral. Em se tratando de divulgação, não sabemos se por ignorância à Leis ou por excesso de zelo financeiro, estão deixando de divulgar-se nos periódicos locais, seja na rede ou imprensa escrita. Quem não é visto não é lembrado.

 


Andar da carruagem


As surpresas começam a se revelar no andar da carruagem eleitoral. Os ditos "ungidos" pelos padrinhos de coturno alto não estão indo tão bem assim nas pesquisas eleitorais. Arrogância, despreparo, práticas obscuras, têm feito a cama de alguns candidatos a prefeito em Rolim de Moura e agora o troco está sendo dado na porta das residências. Literalmente o povo está batendo a porta na cara de quem já deveria ter feito e não fez.

 

 

Novatos


Estão tendo grande aceitação os "novatos" ou neófitos ao cargo. Zé Jodan e Adilson Júlio tiraram a chance de eleição dos escolados, à medida em que cresce seus nomes junto ao eleitorado, que pelo visto quer um novo gás na prefeitura; Sai aquele modelo antigo, apadrinhado de senadores e deputados federais, dando espaço a lideranças novas, com ideias e atitudes arejadas. Some-se a isso a juventude e a experiência de seus candidatos a vice (Adriano Bombeiro e Júlio Gazele ). A eleição em Rolim de Moura deverá apresentar novidades, afinal, o povo já está de saco cheio de engolir goela abaixo candidatos carimbados, os quais depois de eleitos passam a fazer o jogo apenas de seu grupo político.

 


Asfalto


O prometido asfalto pelo governo estadual - que chegou a instalar em RM uma usina de CBQU, deverá ficar mesmo para depois da eleição. O grupo governista local simplesmente concluiu que o pretinho agora seria um cata-votos ao prefeito Luizão, sendo portanto um tiro no pé para o candidato peemedebista local, Prof. Rodnei Paes. Coisas da política.

 


Tropa


Em Santa Luzia uma verdadeira tropa de choque uniu-se na tentativa de derrubar o candidato a prefeito Nelson do Posto, o qual por duas vezes já desbancou o grupo político que ocupa hoje a prefeitura e a presidência da Câmara Municipal. Com todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas e tendo feito uma administração pé-no-chão, Nelson do posto cresce a cada dia, correndo o risco de desancar o "poderoso" grupo ligado a Jurandir. Povo é povo!

 


Aguardo


Dois importantes Recursos estão sendo julgados na Justiça eleitoral e deverá sair o acórdão a qualquer momento. Trata-se da impugnação das candidaturas a prefeito de Adilson Júlio e Luizão do Trento. Ambos foram denunciados pela coligação que leva Rodnei Paes( PMDB) como candidato. Se procedente, muda totalmente o rumo das eleições, favorecendo ainda mais Zé Jodan(PSL).
 

Fonte: Fabiano Gomes

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Professora mandava ‘nudes’ e exigia sexo para aumentar notas de alunos - VÍDEO

1713 visualizações

PORTO VELHO: Jacaré é flagrado ‘passeando’ no espaço alternativo

65 visualizações

Bebê nasce dentro de viatura do corpo de bombeiros - VEJA VÍDEO

232 visualizações

Vídeo de jovem fugindo de bandidos viraliza na internet veja

105 visualizações

Jacaré de 5 Metros é filmado nas Cachoeiras de Machadinho do Oeste do Oeste

109 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM