Artigos

sábado, 2 de maio de 2015

MOMENTO DE ENGENHARIA - Por Marcelo F. Redel (Engenheiro)

COMPARTILHE

 

 

Quando decidimos cursar Engenharia, acreditamos que daí pra frente nosso futuro já estará quase certo, inclusive no começo emprego para engenheiros parece algo com um roteiro definido. Mas no decorrer dos nossos estudos percebemos o quanto as diversas modalidades de engenharia possuem várias ramificações, nos oferecendo um monte de opções que acabam deixando alguns completamente indecisos por onde começar.

 


A indecisão começa quando nos deparamos nas diversas modalidades de Engenharia, no total são mais de 30 opções as quais se desmembram em mais de 230 novas opções, dentre as mais conhecidas a Eng. Civil, Eng Elétrica, Eng. Agronômica, Eng. Química, Eng. de Alimentos, sendo algumas com graduação ofertada no estado de Rondonia. No entanto existem outras que muitos nem sabem de sua existência e tanto pouco qual sua finalidade como exemplo Eng. de Base e Eng. de Requisitos.

 


A primeira dica é que resolva por opção própria cursar Engenharia e não por algum tipo de pressão familiar ou amigos, que encare a Engenharia como um sonho, esqueça da ideia que poderá ficar " rico" e sim como uma profissão que terá pelo resto de suas vidas.

 


Outra dica para quem está indeciso é que seja feita uma pesquisa sobre o setor de interesse e quais as oportunidades existem dentro desta área. A leitura de artigos e notícias também é fundamental, verificando quais são as grandes companhias de cada área, e se mantendo informados a cerca delas. Seguindo a dica, vale a pena pesquisar descrições de cargos para recém-graduados e comparar as descrições das vagas. Observe e relembre em que você se sobressaía no ensino médio, quais eram o são as disciplinas que mais está adaptado, a base de qualquer engenharia serão os belos, simples e lógicos cálculos, tudo fará sentido, tudo o que aprendeu no ensino médio e fundamental fará sentido pois você não ficará mais decorando fórmulas sem saber de onde as mesmas vieram.

 


Após concluir os árduos e magníficos anos de graduação será necessário ter cuidado com esta questão para saber como escolher a empresa certa para se trabalhar. Algumas pessoas possuem maior autonomia, se identificando com pequenas e médias empresas, porém outras precisam ter um "senso" de equipe, se adequando melhor a grandes companhias. Observe e relembre em que você se sobressaía na faculdade. Você era muito bom com números, desenhos? Ou era do tipo que liderava os trabalhos e se expunha em público com maior frequência? Ou ambos? Estas informações serão primordiais em seu cotidiano.

 


Ao invés de se manter focado em conseguir um emprego apenas em grandes companhias, abra o leque de oportunidades e inclua em sua lista de pesquisa pequenas companhias também. A maioria das pessoas não sabe, mas inúmeras das pequenas companhias são fornecedores dos "grandes", investindo pesado em estagiários e recém-formados proporcionando um aceleramento de carreira, com maiores responsabilidades em menor tempo.

 

 

 

 

 

 

Eng° Marcelo F. Redel

 Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná - 1999. Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo IEP - Instituto de Engenharia do Paraná - 2001. Engenheiro e Empresário residente em Rolim de Moura desde 2002.

 

Fonte: Engenheiro Marcelo F. Redel

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Professora mandava ‘nudes’ e exigia sexo para aumentar notas de alunos - VÍDEO

1713 visualizações

PORTO VELHO: Jacaré é flagrado ‘passeando’ no espaço alternativo

65 visualizações

Bebê nasce dentro de viatura do corpo de bombeiros - VEJA VÍDEO

232 visualizações

Vídeo de jovem fugindo de bandidos viraliza na internet veja

105 visualizações

Jacaré de 5 Metros é filmado nas Cachoeiras de Machadinho do Oeste do Oeste

109 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM