Brasil

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

'Ninja das serpentes' faz vídeos com cobras para criticar desmatamento

Paraense encanta serpentes e aranhas e posta vídeos na internet. Lavrador diz que desmatamento acaba com habitat dos animais.

COMPARTILHE

 

 

Na zona rural de Jacundá, sudeste do Pará, ninguém conhece o lavrador Arteval Duarte. Porém basta perguntar pelo “homem da cobra” que toda a cidade aponta para a roça do agricultor de 36 anos. Ele ficou famoso na internet por gravar vídeos com animais peçonhentos. Duarte, ou “Ninja das Serpentes”, como ele prefere ser chamado, encanta cobras e coloca tarântulas na boca (veja vídeo acima) para chamar atenção sobre a destruição do habitat destes animais.

 

 

“É uma forma de protestar contra o desmatamento, que está demais aqui na região”, explica. “Eu moro na roça, e era muito comum encontrar esses bichos, mas hoje está uma dificuldade porque destroem a casa deles. O animal precisa da mata para ter alimento. Sem floresta, ele morre ou migra”, conta o agricultor, cujo vídeo mais famoso, feito na época da Copa do Mundo, chegou a superar 37 mil visualizações.

 


Dom de família


De acordo com Duarte, o talento foi herdado do avô. “Este é um dom de família. Meu avô era adestrador de burros, eu escolhi animais peçonhentos”, relata ele, que trabalha com aranhas e serpentes há 15 anos. “No começo, a resistência era grande, até por parte da minha família. No Brasil, não tem referência de encantadores de animais como há na Índia, China, Tailândia e no Egito. Então eles queriam que eu fosse cantor, que fizesse protesto com música, mas eu escolhi esses animais que são perigosos e, por isso, ninguém se aproxima deles”, relembra.

 

 

Além da falta de apoio, Duarte conta que o começo da carreira como encantador de animais foi difícil por causa de alguns acidentes. “Tive problemas com jararacas e coral, mas depois aprendi a adestrar do jeito certo. Uma vez tive ‘engrosse’ na mão com veneno de jararaca. Não tenho soro, quando erra tem que aguentar”.

 


Falta de apoio


O encantador de serpentes tem como fonte de sustento a roça e os trabalhos que faz na cidade. Mesmo com centenas de visualizações na internet, Duarte ainda não conseguiu montar um show profissional por falta de apoio. “Não deu para emplacar o show porque é muito caro. Para fazer apresentações de circo é preciso ter animais com autorização do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], e isso custa uns R$ 2,5 mil. Por isso, eu vou na roça e faço meus vídeos, com os animais de lá mesmo.”

 

 

O trabalho na roça, aliás, contribui para que o encantador dê um caráter didático aos vídeos, que servem de alerta para quem vive em áreas de mata. “Eu sempre explico as questões da segurança para o pessoal do campo. O animal é igual ao ser humano, ele tem seu temperamento. Uns já nascem calmos, outros têm gênio forte”, conclui.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO

 

G1

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Professora mandava ‘nudes’ e exigia sexo para aumentar notas de alunos - VÍDEO

2775 visualizações

PORTO VELHO: Jacaré é flagrado ‘passeando’ no espaço alternativo

82 visualizações

Bebê nasce dentro de viatura do corpo de bombeiros - VEJA VÍDEO

267 visualizações

Vídeo de jovem fugindo de bandidos viraliza na internet veja

124 visualizações

Jacaré de 5 Metros é filmado nas Cachoeiras de Machadinho do Oeste do Oeste

129 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM