Geral

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Poluição: MPRO sensibiliza população sobre riscos de queimadas urbanas em Cacoal e Costa Marques

COMPARTILHE

 

Foto: Assessoria

 

O Ministério Público de Rondônia, preocupado com os prejuízos causados ao ambiente e à saúde da população, decorrentes de queimadas urbanas, por meio das Promotorias de Justiça de Cacoal e Costa Marques, se reuniu com as comunidades dos respectivos municípios para promover ações de conscientização sobre o problema, uma prática ainda recorrente em Rondônia.

 

Na última quarta-feira (20), a Promotoria de Justiça de Costa Marques realizou mais uma ação do projeto “Todos no Combate às Queimadas Urbanas”, com divulgação da iniciativa junto aos servidores da Câmara Municipal. O objetivo foi apresentar a ideia, solicitando a participação de mais colaboradores, bem como apoio na divulgação dos trabalhos.

 

Na oportunidade, foi apresentado aos vereadores Clebson Gonçalves e Cleiton Añez, Presidente da Casa, um modelo de lei específica para o combate às queimadas, visando a apreciação em Plenário para aprovação dos parlamentares.

 

Ainda na quarta-feira, os organizadores do projeto fizeram panfletagem nas casas do setor 3 da cidade. Outras ações, como palestras nas escolas, estão previstas para ocorrer nos próximos meses.
 

Cacoal 

Também na última quarta, a Promotoria de Justiça de Cacoal realizou a II Audiência Pública sobre queimadas urbanas naquele Município. Com um público estimado em 200 pessoas, o evento realizado no auditório da Unesc, integrou o projeto 'Todos no Combate às Queimadas Urbanas! Adote essa ideia, seja parceiro'!

 

Sob a coordenação da Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, o projeto conta com o apoio da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e sociedade civil organizada, além da Brigada Contra Queimadas Urbanas.

 

Durante a audiência, a Promotora de Justiça falou da importância da preservação do meio ambiente e da necessidade de garantia da qualidade de vida e saúde dos moradores de Cacoal.

 

Na ocasião, Valéria Giumelli destacou a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre órgãos envolvidos no trabalho de educação ambiental, combate e prevenção à prática de queima no Município. “Esse trabalho demonstra a preocupação em realizar uma ação preventiva e não somente repressiva, sempre no intuito de melhorar a qualidade do ar que respiramos, principalmente nessa época de ar seco e propenso a doenças respiratórias”, afirmou.

Palestras

A programação da audiência compreendeu a ministração das palestras 'Queimadas Urbanas e os Malefícios à Saúde Humana', ministrada pelo policial rodoviário federal, Edson Silva; 'Queimadas Urbanas', proferida pelo Comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, Tenente Yuri Frota; 'Ações da Semma', pelo biólogo Arthur Pacheco; 'Queimadas Rurais e Meio Ambiente', pelos servidores da Sedam, Divino Germano e Nilton Gomes; além do estudo de caso sobre queimadas urbanas em Cacoal no período de 2011 a 2013, apresentado pela bacharel em Direito Marilda Slhorst.

Fonte: Assessoria
VERSÃO IMPRESSA

EDIÇÃO 0153

ERIELTON VENTUROSO

Rolim de Moura - RO

Noticiário Geral

Neri P. Carneiro

Rolim de Moura - RO

Variedades

Acir Gurgacz

Porto Velho - RO

Política

Luiz Paulo - DESTACA

Rolim de Moura - RO

Geral

Fernando Garcia Lima

Rolim de Moura - RO

Folha da Mata

Onça mata homem e restos são encontrados em acampamento. Assista ao vídeo

1571 visualizações

Cobra engole galinha e morador grava vídeo do descaso de JACI-PARANÁ

313 visualizações

ROLIM DE MOURA: Camionete F1000 atropela casal em motocicleta deixando marido morto e esposa ferida

212 visualizações

Em 4 dias, Dora se torna a cacolaense mais conhecida de todos os tempos!!!

447 visualizações

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO EM ENCHENTE CENAS FORTES

293 visualizações

TRIBUNA TOP DO POVO - Aqui você é Top!

Todos direitos reservados - Maio/2013 - Rolim de Moura - RO

EXPEDIENTE: Diretor responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Jornalista Responsável: ERIELTON VENTUROSO PINHEIRO - DRT/RO 1409 - Fone: (69) 8415-5956

Arte Finalista e Designer: Criação e tratamento de Artes: Fábio Jaguar - Fone: 8501-9990

Fotógrafos: João Evangelista - Fone: 8408-7908 / José Colde - Fone: 8407-0915

Contato: (69) 3442-6961 / tribunatop@hotmail.com / erieltonventuroso@hotmail.com

WEBMAIL ADM